Marketing Digital para Consultores Imobiliários: Social Media Marketing

24/03/2022

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É inegável o facto de que o Maketing Digital no geral, e as redes sociais em particular, se tornaram numa realidade e um traço significativo da civilização moderna.

A criação e desenvolvimento de plataformas de redes sociais, bem como todas as interações sociais que delas advêm, têm ajudado à perceção de realidades que provavelmente, de uma outra forma, nunca teríamos conhecimento e/ou participação.

Mas esta situação não é alvo de fascínio por parte de todos.

Concretamente em Portugal, verifica-se ainda uma série de reações adversas a esta tipologia de canais.

Não precisamos de ir muito longe...experimente aproximar-se de qualquer grupo de Consultores Imobiliários e lançar o mote “Redes Sociais”. 

Agora dê um passo atrás. Observe as reações.

Apesar do sucesso e adoção por parte de todos os escalões etários e demográficos dos consumidores, o denominado Social Media Marketing, ainda divide profissionais, principalmente no setor imobiliário. Existe ainda uma relação de amor-ódio face às redes sociais que não se compreende.

Para espanto total, existe ainda um número significativo de profissionais e agências que tomaram a opção de ignorar ativamente as redes sociais como parte da sua estratégia de negócio. 

Se para alguns é emocionante um mundo onde todos podem expressar e partilhar ideias, pensamentos e negócios... para outros... nem tanto.

Partilho aqui algumas das verdades incontestáveis e distintivas do impacto das redes sociais:

  • Marketing – toda a dinâmica do marketing foi alterada. Ao invés de investimento em campanhas publicitárias ou posicionamento nos canais tradicionais, as agências e/ou consultores bem-sucedidos estão mais focados nas interacções com os seus clientes, através das redes sociais. Porquê? Porque são capazes de compreender as necessidades do seu próprio mercado, alterando significativamente a forma como se relacionam com os seus clientes, adaptando-se e melhorando a cada dia que passa. Passando de um monólogo a um diálogo, e centradas no ativo mais importante das suas empresas: os seus clientes.
  • Notícias – Ainda há dias uma amiga comentava “Hoje observei as pessoas que me rodeavam no metro, a caminho do Chiado. Já ninguém lê um livro ou jornal – todos à minha volta, seguravam o seu smartphone e faziam scroll ativamente para baixo, e para baixo e ainda mais para baixo. É simplesmente surreal.” As redes sociais tornaram-se uma importante fonte de notícias. Enquanto a credibilidade de algumas fontes pode ser claramente contestada, um canal de notícias como o Twitter, pode fornecer atualizações sobre acontecimentos importantes em todo o mundo, em tempo real. 
  • Educação – As redes sociais também têm desempenhado um papel importante no contexto de aprendizagem. Os profissionais que utilizam estas plataformas sociais, são dotados de um desenvolvimento de competências comunicacionais iniciais muito diferentes dos que não as utilizam. Muito com a prática dos "lives" que os vai permitindo desinibir e chegar a mais gente, de uma forma muito mais rápida. Hoje em dia até uma própria Open-House ou Visita Virtual, permite a visita a um imóvel sem sair do próprio sofá. Mais. Graças por um lado, à enorme disponibilidade de informações nestes meios, e por outro, pela nossa curiosidade e “auto-didactismo”, o nosso leque de conhecimento vai sendo incrementado constantemente e isso torna-nos em profissionais mais capacitados e informados também.
  • Interação – “Social”. Nem mais. As redes sociais têm promovido a interacção sob uma escala tão grande que, por vezes, até se torna difícil percepcioná-la. Os social media permitem que possamos manter o contacto de uma forma tão mais regular, que até perdemos as noções de espaço e de tempo. Pessoas, cidades, continentes (!) separados podem agora manter contacto tão facilmente e...como nunca antes. Como antes chegaríamos a um cliente comprador no Brasil ou na China de forma tão rápida, a título de exemplo?

Mas quais as estratégias que fazem sentido adotar enquanto profissional do setor imobiliário?

  1. Definir bem a sua persona - apenas depois de conhecer bem o seu público-alvo poderá definir melhor a sua estratégia e quais as plataformas de marketing digital em que vai apostar.
  2. Possuir uma estratégia de conteúdos - em que não se centra apenas nos imóveis que tem consigo em angariação mas sim com foco na solução de problemas que o seu cliente possa ter e na sua autoridade enquanto profissional do setor imobiliário;
  3. Ter um CTA (call-to-action) bem definido vai permitir-lhe ter uma ação em concreto por parte dos utilizadores que se deparem com a sua presença digital, direccionando-os para a ação.
  4. Possuir disponibilidade e rapidez na resposta - tal como no "offline" é importante mostrar-se disponível no esclarecimento de eventuais dúvidas que possam surgir por parte dos clientes;
  5. Posicionamento demarcado: quanto mais especialista for de uma determinada zona no mercado da sua atuação, mais será reconhecido no digital também como o profissional a recorrer aquando de necessidades de imobiliário;
  6. Determine um budget de investimento para os diferentes canais de comunicação: lembre-se sempre que a presença digital é na sua maioria gratuita, mas são os anúncios que fazem com que a sua mensagem chegue mais rápido, e de forma mais eficaz, a mais potenciais clientes;
  7. Para obter mais leads e clientes qualificados seja sempre claro na mensagem e propósito de cada mensagem em cada plataforma de marketing digital que utilize na sua comunicação - apenas assim conseguirá obter retorno da sua ação.

E quais os benefícios?

  • Aceleração eficiente do ciclo de vendas: lidar simultaneamente com uma parte financeira e sonhos das pessoas é um ponto sensível de atuação neste setor. Mas com um marketing digital eficiente, é possível gerar confiança e fornecer soluções, o que vai acelerar o tempo de decisão e escolha por parte dos clientes!
  • Melhorar o relacionamento com os clientes: o setor imobiliário tende a ter um custo/beneficio muito alto. Ter autoridade é essencial para alcançar o sucesso. Criar um relacionamento, mostrando o seu trabalho com mestria e inteligência, vai reforçar a sua imagem como opção segura para as pessoas que o sigam.
  • Possibilidade de fazer com precisão, medição de resultados de cada ação: saber qual a estratégia que resulta para si enquanto profissional do setor imobiliário vai permitir-lhe apostar nas ações que realmente lhe estão a trazer ROI (retorno no investimento).

Concluindo,

Estes são apenas alguns dos aspectos em que o Marketing Digital pode fazer mais e melhor pelo seu negócio. 

Quais serão as surpresas que vamos ver ainda a acontecer à medida que as agências e os consultores imobiliários vão apostando no Marketing Digital?

Será que vão finalmente crescer COM, e PARA os seus clientes?

 

Artigo da autoria de Andreia Almeida, Marketing & Eventos no Grupo Golden Line

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